sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Tinta ou revestimento?

Por termos sido colonizados por portugueses somos muito influenciados por esta cultura, e muitos dos nossos hábitos e costumes vêm deles. Nosso tempero, comida, língua, dentre tantos outros... E na arquitetura e decoração não é diferente. Portugueses e espanhóis têm como costume revestir banheiros e cozinhas. No restante da Europa, na Ásia, África, e na grande maioria dos lares da América do Norte, esses dois importantes cômodos levam revestimentos frios apenas em certos lugares(banheiro: piso e box e cozinha: piso e acima da pia). Cômodos revestidos são frios, e para ganharem vida geralmente precisam de um bom investimento monetário. Eu amo cor, amo tintas e amo mudar a cara da casa. Com revestimentos a mudança de visual fica muito mais difícil. Nossa cultura é totalmente contra pintar banheiros e cozinha. Eu estou reformando minha casa, e quando toquei neste assunto com meus arquitetos e minha mãe, todos foram taxativamente contra. Falam apenas em infiltração, e facilidade. Discordo disso também! É totalmente possível se ter banheiros e cozinhas pintados e não ter infiltração, e sujeira. Afinal, você acha que esses países super desenvolvidos nunca teriam pensado nisso? Ou que a maioria do mundo ainda não conheceu os revestimentos? Para mim, revestimentos não trazem conforto, intmidade e aconchego que esses cômodos pintados trazem. Nossas Escolas de arquitetura e decoração deveriam ensinar mais sobre a cultura arquitetônica do mundo e sobre os costumes, para desta forma retirar preconceitos e idéias pré determinadas da cabeça de seus futuros profissionais.Então, meus post de hoje traz uma série de belos banheiros e lindas cozinhas. Todos suuuper intimistas e.... SEM revestimentos. E vocês, o que acham?
























16 comentários:

  1. Olá,
    seu blog me deixou inspirada,
    amei as dicas sobre decoração...os post, fotos, tudo!
    voltarei com certeza, vou te linkar,
    beijitos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Nath!
    primeiramente parabéns pelo baby que esta chegando!! É um momento maravilhoso, aproveite!!
    Concordo totalmente com o seu post, acho azulejos muito frios e desnecessarios na maioria das vezes (menos, claro, nos locais molhados). Nos meus projetos procuro convencer meus clientes a não azulejar a cozinha toda, mas como você diz é cultural, e as pessoas tem certa resistencia a essa idéia. Os exemplos que você coloca são lindos!
    Beijos
    Bianca

    ResponderExcluir
  3. Nath, estou construindo minha casa nesse exato momento. Quando disse que nao colocaria revestimento em toda cozinha e banheiro, a primeira coisa que me perguntaram é se eu achava que isso traria economia na obra, justificando que isso seria minimo. Eu de prontidão já disse que nao; meu projeto nao visava economia e sim beleza, praticidade. Quero abusar das cores, adesivos,instalar prateleiras,armarios...E convenhamos, furar revestimento é péssimo, principalemnte se depois voce quer mudar algo de lugar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu pessoalmente ADORO!
    No meu ex-ap, onde reformrei tudo, minha cozinha era um charme! Azulejo só em frente á pia. E no chão piso branco/preto. o resto das paredes pintadas de branco. A decoração fez o resto e troxe cor.
    Todo mundo adorava.
    Agora, estou de volta ao ap que morava em solteira, depois de me separar. Na cozinha tem auela formica que se usava nos anos 70, e tem uma cor meio bege amarelada que está horrível.
    Vou arrancar tudo e pintar. Ainda estou na dúvida se coloco cor nas paredes ou branco mesmo. Os ármarios já estão lindos, todos brancos!
    Um banheiro também vai ter que ter um quebraquebra por conta da troca de uns canos.
    Creio que o destino dele será o mesmo: tinta nele! :)))

    Bj,

    Lucia

    ResponderExcluir
  5. Nath , primeiro quero dizer , que ameeeeiii seu blog !!! É novinho e lindinho , parabéns pelo bom gosto !!! Me identifiquei com tudo que vc postou !!! Concordo com vc , a casa que moro , comprei pronta , então tenho que engolir as oaredes azulejadas dos banheiros e da cozinha , não sei até quando , hehehe ...
    Bjuss queriida *

    ResponderExcluir
  6. TINTA! TINTA! TINTA!
    HAHAHAHAH

    Eu amo cores, muitas!
    Fica perfeito, feito com bom gosto!

    Adoreeei o post das cadeiras! Eu amo cadeiras coloridas, estilosas... A última coisa que quero fazer nelas é sentar!
    hahahahah

    BBB

    ResponderExcluir
  7. tem um meme pra v no meu blog.
    bjs,
    Michelle.

    ResponderExcluir
  8. Acho que depende do perfil de cada um, eu pessoalmente gosto de praticidade, então na suíte é todo revestido e no lavabo com papel de parede...

    Adorei seu blog !

    Bjs

    http://reciclandocomdesign.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso!!!!! só veio a confirmar a ideia que eu tinha tido.
    obrigada
    Claudenice

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, fiquei interessado na forma que utilizou as tintas, gostaria de saber como vc fez, que materiais usou, agradeço pelo ajuda.e-mail alexandre.nyberg@uol.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei, também penso assim. Quero revestir minha cozinha apenas no piso e acima da pia, gosto assim , fica mais bonito, pois mudarei a "cara" da cozinha pintando as paredes quando eu quiser. Você veio confirmar o que eu já tinha em mente, apesar dos comentários contrários. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. AMEI...Era tudo que eu precisa ler para me decidir...O que você acha de ajulejar só um L, tipo, a parede da pia e fogão....e a da bancada de refeições e do armário pintar????...Gostaria de receber dica sobre a tinta mais adequada....ticinhasimas@hotmail.com

    Obrigada!!!...e parabéns pelo blog!!!

    bjinhOs!

    ResponderExcluir
  13. Hi...I'm Laura from Italy! Lovely blog!
    I'd like to invite you to visite also my blog :D

    Laura from Italy

    ResponderExcluir
  14. Estava justamente procurando sobre isso que encontrei você!
    Mandei planejar os armarios da cozinha para nosso apartamento e restará poucas areas visiveis, então seguindo um conselho de um vendedor (no meu caso economizar rsrsrs) ele deu essa ideia de pintar as paredes, e colocar porcelanato só no chão e pastilhas ou outro revestimento na parede atras da pia (areas molhadas).
    Mas quando já toquei nesse assunto vieram me falar de infiltração... eu acho que não tem nada ver, se der infiltração os pisos tbm não iriam ficar ocos e cair????? aff iria ter que trocar do mesmo jeito né não? kkkkkkkk
    As pessoas já condenam antes de se aprofundar no assunto.
    Mas lendo seu post já tirei o medo da cabeça e vai ser assim mesmo que faremos. Tinta!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Estou mudando todo layout da minha casa que teve por anos uma cozinha azulejada de ponta a ponta e com 3 ms,apresentou infiltração que inchou td.os meus armarios novos e caros.No atual conceito só vou colocar pedra na pia tvz. no fogão, e piso demais areas pintarei e dp. armários..Temos q. nos reinventar. Parabéns, precisando de tempo e motivação para abraçar de novo a Arquitetura.

    ResponderExcluir